Cozinha pequena? Dicas
"Cozinha Corredor"

Por Thaíse dos Santos.
27/08/2018

5

Imagem

Fonte Imagem: Imagem Própria.  
    
     Olá! tudo bem? Hoje estamos trazendo para vocês idéias projetuais para ter sua cozinha bela e funcional! A cozinha está muito ligada com a cultura brasileira como lugar de reunião de família e de amigos, enquanto uns preferem privacidade na hora de cozinhar, outros preferem fazer dela um espaço de integração total ou parcial. Mas o que eu posso dizer é que tem para todos os gostos e tipos, vem com a gente degustar mais desse ambiente chamado COZINHA! 

     Quem nunca ousou se aventurar naquela receita, querendo “causar”! Mesmo porque não basta cozinhar bem somente para você, mas outras pessoas têm que provar e aprovar, e vir com elogios, suspiros, lembranças de infância ou aquela velha piadinha: “Já pode casar hein!”

     A cozinha realmente é um universo a parte. As mamães que defendem cada coisa em seu lugar, os papais que tomam conta dela nas noites dos finais de semana, jovens desejam fazer seus encontros numa cozinha mais integrada. Não necessariamente nesta ordem, todos adoram esse espaço mais gostoso da casa. Contudo, será que é possível potencializar essas vivências? E será que elas conseguem ser ainda mais agradáveis?!

     Ah... aquela cozinha linda, gosto de ilustrar uma cozinha perfeita para mim, a cozinha do filme “Alguém tem que ceder”. Toda aquela integração que o espaço permite, os movimentos dos personagens fluem naquela circulação. Uma cozinha estilo coração de mãe, de lá você consegue resolver quase todos os seus problemas. 
(Recomendo o filme, adoroo!)

Imagem

Fonte Imagem: Google Imagens.      

     Mas nem sempre conseguimos um espaço para tal, dificilmente conseguimos uma casa ou um apartamento espaçoso o suficiente para compor uma cozinha dos nossos sonhos ou que simplesmente sejam funcionais.

     Então que tal falarmos sobre as “Cozinhas Corredores”, elas estão sempre presentes em empreendimentos, são estreitas, funcionam como lavanderia, e algumas vezes conseguimos uma integração com a sala, deixando o espaço aberto e menos sufocante.

     Quando você vai todo ou toda feliz visitar um apartamento e quando entra , já dá de cara com a cozinha, sua cabeça dá um nó! Pensando: “Onde entra a geladeira nessa história?” ou “E a minha coleção de panelas elétricas?” E você não consegue nem se imaginar fazendo suas panquecas maravilhosas :(

     Pensemos pelo lado positivo! Hoje no mercado temos uma variedade de produtos que se adaptam aos nossos pequenos espaços de cada dia. Se você pensar que em um food truck dá pra preparar comidas, porque sua cozinha de 3,80mx1,50m também não pode? Não consegue imaginar como? Então se liga nas dicas:

#Dica 01 - Formato triangular ou linear:
     
     A regrinha do triangulo para a cozinha é básica. Pensar na triangulação entre área de preparo, área de armazenagem e cozimento, é um ótimo início para que facilite a preparação do alimento. Porém na cozinha corredor, provavelmente o formato linear será aplicado, lembrando sempre que o fogão precisa manter distancia da geladeira: Geladeira – Pia – Fogão.

Imagem

Imagem

Fonte Imagens: Google Imagens.      

     #DicasArquitethai Procure sempre ler as especificações técnicas de instalação de fornos, fogões, geladeiras, microondas e máquinas de lavar, estes precisam ter um certo espaçamento entre si e entre os móveis. Equipamentos muito próximos um do outro esquentam o ambiente e reduzem o tempo útil de vida dos eletrônicos!!

#Dica 02 - Geladeira perto da porta: 

     Localize a geladeira perto da porta de entrada da cozinha, pois quem vai apenas pegar um suco, não vai atrapalhar a movimentação no restante da cozinha.

#Dica 03 - Bancada estreita 55cm: 

     Opte por bancadas mais estreitas, bancadas com 55 -57cm de profundidade é ideal para trabalhar. Parece pouco mas bancadas mais largas reduzem o seu espaço de circulação, estrangulando cada vez mais o corredor.

#Dica 04 - Bancada em "L" : 

    Use as quinas de forma inteligente para aproveitar espaço. Crie bancadas em L, você pode fazer chanfros e usar portas inclinadas ou sanfonadas.

#Dica 05 - Forno e Cooktop: 

     Aqui devemos ter um pouco mais de cautela. O cooktop nos auxilia na liberação de espaço embaixo do fogão, sem falar que é bem mais prático a sua limpeza. No entanto para cozinhas muito estreitas não recomendo muito usar uma coluna com o forno no alto, pois na altura do rosto no ato de abrir não conseguimos uma distância suficiente para segurança. Portanto opte para o forno embaixo do cooktop mesmo. Isso dependerá demais do que a situação permite. Caso contrário podemos dispor de um forno mais compacto, a uma altura mais confortável para o manuseio.

#Dica 06 - Saber a quantidade de panelas: 

    Ter noção da quantidade e o tipo de utensílios você tem é muito importante e muitas vezes não é dada importância. Dimensões, formas e pesos dos utensílios, quais ficaram guardados ou expostos.

#Dica 07 - Cores que ampliam o ambiente: 

     Cores claras, ajudam muito nesse tipo de ambiente pois dão a noção de espaço ampliado. Mas existem outras técnicas que aumentam a percepção de espaço. A paginação de piso em losango pode quebrar a sensação de cozinha estreita. Combinando técnicas de cores e formas podemos ter mais conforto na hora de decorar. Lembrando que o espelho ainda é uma peça que cumpre muito bem com a função de aumentar o espaço.

#Dica 08 - Iluminação geral e ambiências: 

     É muito importante pensar em uma boa iluminação para a cozinha, pois é uma área de trabalho que precisamos de atenção. Por isso nem sempre, apenas a iluminação geral dará conta do recado. Os armários fazem sombra na área de trabalho, portanto use iluminação embutida em baixo dos armários altos. Não aconselho sancas em cozinhas, prefira spots de luz ou pendentes que são de fácil limpeza.

     Essas dicas te deixam passos a frente na hora de pensar o projeto de sua cozinha. Além dessas noções gerais nunca se esqueça que a cozinha irá servir para usuários diferentes, portanto a cozinha ideal é aquela que cumpre os desejos dos usuários em questão de beleza, forma e funcionalidade.

Esperamos que tenham gostado! 

Para inspiração:

" Se queres comer melhor, então seja amigo da cozinha."
(Provérbio Africano)

Para facilitar preparamos um vídeos especialmente para você!

Queremos ouvir de você!

Deixe seu comentário, dúvidas e sugestões! Grande abraço!

Ipad

O que ninguém te contou sobre como economizar tempo e dinheiro na sua reforma!

FAÇA AGORA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO PARA NOSSO E-BOOK: COMO DECORAR SUA SALA APROVEITANDO MELHOR O SEU TEMPO E DINHEIRO!