Sua cozinha é grande?
"Cozinhas com Ilhas."

Por Tainá Canivelo.
27/08/2018

5

Imagem

Fonte Imagem: Própria     

     Oi gente!!! Aqui estamos nós, mais uma vez para trazer novidades e dicas sobre esse universo tão lindo da arquitetura. Dando continuidade ao assunto de cozinhas, hoje teremos uma abordagem sobre cozinhas americanas, ou com tamanho suficiente para ter um móvel central, que nós chamamos de “Ilha”.

     Um dos maiores benefícios de ter uma ilha em sua cozinha é que mais pessoas podem utilizar o espaço ao mesmo tempo sem aquele “esbarra – esbarra”. Sim, enquanto um lava a louça, o outro pode cozinhar, cortar os alimentos, pegar algo na geladeira...

Então vamos a #DicasArquit&thai

#Dica 01 – Utilize Torres! 

     Diferente da dica que foi dada nas cozinhas corredores, nestes ambientes pode-se optar por uma torre para colocação do forno, do microondas e então ter o sonhando cooktop sobre a ilha, deixando aquele ar de modernidade e sofisticação na sua cozinha.

#Dica 02 – Abuse de Armários e Prateleiras! 

     Tenha armários suficientes para colocar todos seus utensílios e mantimentos de forma organizada e sem aquele “amontoado”. Além disso, você pode ter prateleiras bem localizadas para por aqueles arranjos, potes de mantimentos, quadros e o que mais sua criatividade puder para deixar bem aconchegante.

#Dica 03 – Potencialize sua cozinha! 

     Já que sua cozinha é grande, por que não ter uma cuba dupla?

     O que muita gente não sabe é que a cuba dupla tem uma função bem definida. Enquanto um lado é usado para lavar a louça, o outro lado torna-se exclusivo para lavagem e preparo de alimentos, assim você garante mais higiene e tem menos riscos de contaminação na sua alimentação.

     Você também utilizar um lado para a louça que se acumula e o outro para a louça que for lavando, enfim tudo dependerá da sua rotina.

Curiosidade: Existem cubas triplas também!

#Dica 04 – Divida sua bancada! 

     Que tal separar sua bancada em zonas?

     Outro fator que auxilia bastante na limpeza da bancada é a divisão entre a área seca e a molhada. Isto é feito através do nível da bancada, ou seja, separamos o espaço em volta da cuba, e colocamos entre 0,5 a 1,0 cm mais baixo que o restante da bancada, assim evitamos a que água escorra por toda pedra!

#Dica 05 – Renove o ar! 

     Como já mencionamos na dica anterior a higiene é muito importante neste ambiente, porém ela não se dá apenas pela limpeza frequente do local. Cômodos como cozinhas e banheiros necessitam ter troca de ar frequente para não ter proliferação de bactérias, fungos ou mofos.

     Uma ótima forma de melhorar esse aspecto é tendo aberturas para o exterior. Abra janelas proporcionais ao tamanho da sua cozinha para manter a renovação do ar. Caso não seja possível ter uma abertura para ventilação, você terá de fazer isso de forma mecânica, com exaustão.

#Dica 06 – Utilize cores que marquem sua personalidade! 

     Uma grande tendência atual é o uso de cores fortes nas cozinhas, vermelho, amarelo, verde e tantas outras mais estão em alta. Porém, vale a pena ter bom-senso para ter uma cozinha que não fique cansativa de se olhar. Localize-as em pontos estratégicos e utilize outras cores auxiliares para o resto da composição que não irão competir com a cor principal do seu espaço.

#Dica 07 – Ilumine-se! 

     Como estamos lidando com um tamanho mais generoso, devemos ter cuidado com a iluminação, já que cozinhas requerem maior atenção nas atividades e precisam ser bem claras.

     Você pode optar por luminárias que atenderão o espaço como um todo, por exemplo, as luminárias de embutir. Spots de luz em partes específicas que necessitarão de mais claridade, como a bancada da pia e um pendente bonito sobre a ilha pode dar aquele charme especial.

#Dica 08 – Atenção às medidas! 

     Um fator que deve ser observado com mais cautela quando se deseja instalar uma ilha em uma cozinha, é a atenção às medidas.

     A ilha deve ter uma dimensão que contemple sua funcionalidade, seja ela apenas cocção, receber um cooktop, uma cuba ou até mesmo mais de uma função. Além disto, deve-se atentar ao espaço para circulação que estará entre a ilha e as bancadas / armários do restante do ambiente, que deve ter pelo menos de 1,00m a 1,20m.

     Veja a imagem a seguir:

Imagem

     Fonte Imagem: Google Imagens.

#Dica 09 – Que tal um pouquinho de verde? 

     Na cozinha também podemos ter vasos com plantas menores, ervas para temperos e aromáticas. Você pode optar por vasinhos mais discretos ou até mesmo reservar uma parte de uma parede para receber um jardim vertical!

     Falamos um pouco sobre jardins verticais em outra matéria, se quiser saber mais, dê uma olhadinha aqui:

Que tal um Jardim Vertical?

     Esperamos que tenham gostado dessas pequenas dicas para aproveitar melhor esta que é uma das partes mais importantes de nossa casa. Com certeza esperamos que tenham uma cozinha bastante aconchegante e cheia de vida!

Para inspiração:

" Você não precisa mudar o mundo, você precisa mudar como você vê mundo."
(Mateus Macedo)

Para facilitar preparamos um vídeos especialmente para você!

Queremos ouvir de você!

Deixe seu comentário, dúvidas e sugestões! Grande abraço!

Ipad

O que ninguém te contou sobre como economizar tempo e dinheiro na sua reforma!

FAÇA AGORA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO PARA NOSSO E-BOOK: COMO DECORAR SUA SALA APROVEITANDO MELHOR O SEU TEMPO E DINHEIRO!